Os Profissionais do Futuro

A Fuvest publicou a Relação Candidato/Vaga-2009 (Estatísticas), e dois aspectos nesse cenário têm nossa atenção agora:
1) Interesse pela USP recuou dez anos (Gazeta Mercantil)

"A Universidade de São Paulo (USP), neste ano, tem 138.242 interessados nas 10.557 vagas oferecidas
pela melhor universidade do País. A forte competição, no entanto, esconde sério problema: a procura caiu. E muito. Em 2006 foram 170.678 candidatos e em 2007, 140.918. Na prática, o número de inscritos para a Fuvest, a fundação que cuida do vestibular, voltou ao que era dez anos atrás."
Gilberto Dimenstein já se perguntou: O mito USP está chegando ao fim?
"Para responder a essa questão, fiz uma pesquisa com coordenadores e professores de 15 escolas de elite de São Paulo, ...
Coordenador pedagógico do terceiro ano do ensino médio do colégio Lourenço Castanho, Wagner Borja diz: 'Poucos alunos nossos ainda alimentam a idéia de que a USP é um centro de excelência'. Eles fazem visitas monitoradas à Cidade Universitária e sentem-se incomodados. 'Muitos desaprovam as instalações. Os prédios estão em péssimas condições de conservação, há bibliotecas abandonadas e vazamentos de água em diversos pontos', lamenta."
2) Oficial da PM é o curso mais concorrido da Fuvest. (Portal do Governo do Estado de São Paulo)
"Para a carreira de oficial masculino, a disputa é de 74,37 candidatos por vaga; e, para oficial feminino, são 40,67 candidatos por vaga, deixando para trás cursos concorridos da USP e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, como Publicidade e Propaganda (40,66 candidato por vaga) e Medicina e Ciências Médicas (34,97 candidatos por vaga)."
Por que a maior e mais renomada universidade pública do país deixou de ser referência intelectual e passou a ser referência policial para os vestibulandos? O que mudou, a USP ou o vestibulando? Ambos?
A última enquete deste blog pode indicar um caminho para as respostas: As Famílias Não Orientam os Jovens com uma visão humanista, pois acreditam que a formação humana limita-se à formação profissional.
Entretanto, o homem é um ser social, e sem uma visão humanista não formamos nem homens, nem sociedades.
Estamos formando profissionais brilhantes (que brilham), como os "Daniel Dantas" do mercado financeiro e das grandes corporações; como os da Abin, PF e STF; como os profissionais que elegemos para cuidar da coisa pública.
Enfim, estamos formando os futuros profissionais da Fuvest/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário