Resiliência: palavra chave para sobreviver nas empresas

Todo agente de mudanças fica submetido à tensão provocada pela resistência do meio. E essa tensão só consegue romper o processo de mudança se a pessoa que está animando as mudança for resiliente.

A resiliência do líder é sua capacidade de não "deformar" seus propósitos de mudança frente às pressões e resistências que encontrará pelo caminho.

No evento Liderança Sustentável, Marcelo Lyra deixou uma mensagem clara aos profissionais corporativos: "Sejam resilientes, provoquem suas equipes e comuniquem o tema". Por que persistir diante da resistência? Porque "Quem quiser estar no futuro com margens consistentes e duradouras terá que trazer desenvolvimento sustentável para o core business".

Concordo plenamente que o modelo de desenvolvimento vigente é insustentável.

Esse mundo acabou (ler artigo), ficou insustentável para todos, inclusive para as corporações que estão no topo da pirâmide. A fonte secou. Não dá mais para sugar a base da pirâmide. Nem recursos naturais, nem "mão de obra", nem dinheiro, nem nada.

O problema é que esse desenvolvimento insustentável está baseado num fluxo hierárquico dos recursos, do  conhecimento, do dinheiro, dos direitos, enfim, de tudo. Então, a mudança do modelo de desenvolvimento está atrelada à mudança do modelo de fluxo.

Assim, fica uma questão importante: como é que organizações hierárquicas e fluxos não hierárquicos conseguirão coexistir?




Marcelo Lyra (Braskem) - Plataforma Liderança Sustentável on Vimeo

http://valeriafarhat.blogspot.com/ http://educacaoparafilosofia.blogspot.com.br/ http://objetividadeedesburocratizacao.blogspot.com.br/ http://filosofiaparaeducacao.blogspot.com.br/ http://cafelegumes.blogspot.com.br/ http://republicafederativadobrasil.blogspot.com.br/ http://www.legeducacional.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário