O massacre e o ethos

Lendo o artigo do Renato Janine Ribeiro sobre o massacre ocorrido em Realengo nessa semana deparei-me com uma questão irrecusável: "Falta piedade. O que dizer sobre isso?"

Admitindo-se que
piedade é "a capacidade de sofrer junto ("com +paixão") com qualquer vivente que também sofra", e que capacidade é potência ou faculdade (Houaiss), então, vê-se que a piedade é uma possibilidade (Houaiss). Sendo possibilidade, e tanto faz se a explicação para sua origem é divina ou humana, ela existe entre nós. Afora os deuses e demônios vigentes em cada religião, há um lado da questão que compete a nós. Uma vez que a possibilidade existe, falar que falta piedade é falar que essa potência não está se efetivando na realidade em larga escala. Isso não constitui o ethos contemporâneo? E o ethos de um povo não é apreendido desde a infância?

A família e a escola são as primeiras referências éticas que temos, e a criança está cada vez mais sob convivência escolar. A mídia tem exposto constantemente as relações éticas que as famílias oferecem às crianças. Economistas, psicólogos, pedagogos ou educadores, apresentam farto material sobre as relações pedagógicas entre professores e alunos. Quando a pauta contemplará as condições éticas do sistema de ensino em que professores e alunos estão submersos?

Os governos ofereceram escola para todos e deram, há edifícios escolares que comportam todos. Quando oferecerão educação para todos? Estão trabalhando pela escola integral, e provavelmente veremos em algum tempo todos dentro dos edifícios escolares durante o dia todo. Quando oferecerão educação integral para todos? O “massacre” de Realengo levou muitos a associarem a temática da segurança pública com a temática da educação. Talvez seja feito um ajuste de marketing: escola integral para todos e com segurança.

Renato, teu excelente e oportuno artigo me faz perguntar quando a ética será associada à educação. Sobre educação, há pesquisas, estudos e políticas públicas referentes aos edifícios, à ordem, ao progresso e à moral. Cadê a Ética?
Há uma perspectiva que subjaz o título do teu artigo: Educação e Filosofia Ética. Quero conhecer as pesquisas, os estudos e as políticas públicas referentes, não à moral, mas sim às condições éticas que a escola impõe a professores e alunos. Será que alguém pode me dizer onde encontrar esses materiais para ler?

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