Era uma vez uma formiguinha ...

'Todos os dias, uma Formiga ...
professora chegava cedinho à escolacid:6BF23707A2D94F24ABCE38C741707D78@marbormq.com.bre pegava a sério no trabalho #legeducacid:69F4BC30E94C430294C95D999E931FA2@marbormq.com.brA Formiga ensinava e era feliz.cid:86169EEF61A54D2CA47B0DDBDB96C58C@marbormq.com.brO Ministro Besouro cid:A28769D60DA1463BA89C9422601F4E55@marbormq.com.brestranhou a Formiga trabalhar sem supervisão.


Se ela ensinava tão bem sem supervisão, seria ainda melhor se fosse supervisionada.

E colocou uma Barata, cid:EECFC184DD444FA7A49E42DB7894CDF4@marbormq.com.brque nunca tinha lecionado, mas preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como secretária de Estado.

A primeira preocupação da Barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da Formiga.

Pouco depois, a Barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também

uma Aranha cid:7D9ABFCD99414F66B680F1259DD9B57E@marbormq.com.brpara organizar os arquivos e controlar as ligações telefónicas.

O Besouro ficou encantado com os relatórios da Barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.
A Barata, então, contratou uma Mosca,
cid:02F7D8FE9214468F9C7DB41195FE1481@marbormq.com.br
e comprou um computador com impressora colorida.
Logo, a Formiga produtiva e feliz, começou a lamentar-se de toda aquela
movimentação cid:ECAE41C5792E4D91AFA8FD0B2B42CB25@marbormq.com.brde papéis e reuniões!

O Besouro concluiu que era o momento de criar a função de Diretor para a Escola onde a Formiga ensinava e era feliz.
O cargo foi dado a uma Cigarra, cid:8190568485C541DC879F4BE1F2AC13CD@marbormq.com.brque mandou colocar uma carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial..

A nova Diretora Cigarra logo precisou de um computador e de
uma Vice-diretora, a Pulga cid:5F2E8264005B47BCB4AE30A0A1A30A5C@marbormq.com.br(sua assistente no tacho anterior)

para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias no ensino e o controle do orçamento para as salas onde trabalhava a Formiga, que já não cantarolava e cada vez ia ficando mais aborrecidacid:F8269A1AF8874226B211C486187B51EC@marbormq.com.br

A Cigarra, então, convenceu o gerente Besouro, que era preciso fazer um estudo do clima.

Mas, o Besouro, ao rever os relatórios, deu-se conta de que a turma na qual a Formiga era professora não atingia os objetivos
como antes e contratou a Coruja, cid:58F4F3991E134092B2CC7AACC722BBF4@marbormq.com.bruma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação
. A coruja permaneceu três meses na escola e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes, que concluía: Há muita gente nesta escola!!

E adivinhe quem o Besouro mandou demitir?

A Formiga, claro, porque andava muito desmotivada e aborrecida.cid:6329A299A71C4AA5B98C610C6ADDD337@marbormq.com.br

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Recebi esse texto por email e desconheço a autoria, mas espero que em algum momento, por algum caminho, esse post chegue às mãos do autor, a quem chamo aqui de Pessoa.

Pessoa que explica com muita criatividade que burocracia é incompatível com educação.

Quem já assistiu palestras de Sir Ken Robinson, pode perceber que a "historinha" da Pessoa explica como é que as "Escolas matam a criatividade" (aqui).

E daí? Qual o problema de matar a criatividade? "Meu filho não vai trabalhar com publicidade, nem vai ser escritor."

Alguns consideram que criatividade é apenas requisito de algumas profissões. Outros, porém, pensam que criatividade é requisito para a vida humana = vida intelectual.

Nesse sentido, a Escola de Redes concluiu que "a aprendizagem envolve sempre criação" (aqui) e se eles estão certos, coisa que acredito, então, matar a criatividade é matar as possibilidades de aprendizagem.

Assim, a criativa "historinha" que a Pessoa escreveu carrega consigo a explicação de como as escolas impedem a aprendizagem.

Escolas impedem a aprendizagem matando a criatividade por meio de um sistema de funcionamento burocrático que engessa tudo e todos.

E as escolas públicas são obrigadas a adotar uma organização administrativa e pedagógica burocrática porque o sistena de ensino (as leis e normas das Secretarias de Educação) determina que seja assim.

Em outras palavras, as SEE impõem organização burocrática de professores e alunos e, com isso, determinam a morte da criatividade de todos que frequentam a escola e impedem a aprendizagem.

É simples assim, as SEE impedem a aprendizagem porque impõem um sistema educaional burocrático e burocracia é incompatível com educação.

Enquanto o Sistema Educacional Burocrático estiver em vigor, as escolas continuarão fracassando e o "produto" da educação continuará sendo o "Vegetal Racional" (cf. artigo), o ser humano sem vida humana.

Como já disse em outra ocasião, o "produto" da educação você paga com a convivência: no trânsito, no comércio, na saúde, nos órgãos públicos, na empresa, nas eleições. E a conviência irracional que vemos hoje é o preço que pagamos por insistir em manter o Sistema Educacional Burocrático.

Por isso, Pessoa, é preciso deixar no passado o Sistema Educacional Burocrático.   

Quase 3 mil pessoas já se manifestaram pelo fim disso. Caso queira aumentar o coro, o manifesto está disponível em  http://www.objetividadeedesburocratizacao.blogspot.com/ (ou clicando aqui).
Também estamos em outras mídias sociais. Será bem-vindo se apararecer por lá ...
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