"Eu não terei importância quando crescer, não farei diferença se morrer. Para minha família, talvez, mas por um ano." (folha.com)

Tanta pesquisa "descobrindo" que os alunos não gostam da escola.

Tantos "juízes" acusando professores de dar aulas chatas.

E de repente aparece uma matéria onde o aluno FALA: a vida é sem sentido, não tenho interesse nela

Lamentável...

E o pior é que governantes, empresários e pesquisadores estão empenhados em fazer uma escola que prepara para a vida ao invés da dita "aula chata".

Será que nos tornamos uma sociedade de surdos?

As explicações dos governantes e as pesquisas que os empresários patrocinam sobre educação são divulgadas amplamente na grande mídia e a discussão fica em torno da visão dessas pessoas que "supõem" que o desinteresse dos estudantes é pela escola e não pela vida.

E a FALA do estudante, será amplamente divulgada e debatida?

Alguém terá interesse em admitir que a vida não é interessante para milhões de jovens e crianças?

Alguém terá interesse em reconhecer que a escola é apenas a sociedade em miniatura?

The Well
by Stefano Corso (CC BY-NC-ND 2.0)
Alguém terá coragem de assumir que a falência desse modelo de escola é a falência desse modelo de sociedade?

Ah, muito trabalhoso isso tudo!

É mais cômodo deixar os governantes, empresários e pesquisadores continuarem a falar da escola, dos estudantes que não gostam da escola e que os professores é que causam desinteresse nos alunos.

E o desinteresse pela vida? E a falência da sociedade?

Bem, isso você pode encontrar no Google. Basta fazer uma busca sobre "toque de recolher".

Bom finados a todos!





Folha de S.Paulo - Meu Olhar - 'Ninguém percebe que escola é excludente e racista', diz leitora - 23/10/2012

#inhttp://valeriafarhat.blogspot.com/http://educacaoparafilosofia.blogspot.com.br/http://objetividadeedesburocratizacao.blogspot.com.br/http://filosofiaparaeducacao.blogspot.com.br/http://cafelegumes.blogspot.com.br/http://republicafederativadobrasil.blogspot.com.br/http://www.legeducacional.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário