Isadora Faber e a ponta do iceberg

A casa de Isadora Faber, que escreve sobre problemas da escola no face, é apedrejada.
 
Ela relaciona isso ao fato de pedir explicações sobre serviço pago pela escola e não realizado.
 
Os relatos da aluna alertam:
  • "As ameaças além de serem pra mim, são para meus amigosAs ameaças além de serem pra mim, são para meus amigos"
  • "Seu Francisco e seu outro filho foram na escola para buscar sua filhinha, fizeram o maior escândalo comigo e meu pai, cercaram o carro e ele tava querendo briga com meu pai, dizendo que tinha que calar minha boca, que eu só falava besteiras e que nós tínhamos que sair da cidade pois não somos “nativos”. A garota juntou uma turminha para me bater e ele dizia pro meu pai que podi
  • a esperar que ia ver, que ele vai pegar meu pai e que vai acabar conosco"
  • "Gostaria de saber muito qual a posição da direção da escola agora, se vai continuar protegendo quem pegou dinheiro e não fez o serviço"
  • "Ontem a noite, teve uma chuva de pedras em casa, uma delas atingiu minha vó de 65 anos"
Isso é um problema grave, mas pode ser apenas a ponta do iceberg.
 
Isadora inspirou outros alunos pelo Brasil a mostrarem problemas de suas escola e temos visto que as escolas tem os mesmos problemas.
 
Equipamentos quebrados, equipe docente em numero insuficiente, deficiência na merenda ...
 
E o mau uso das verbas?
 
Isadora apontou o problema em 1 escola. O Brasil tem cerca de 240 mil escolas. Dá para duvidar que existem 240 mil ralos?
 
Será que são 240 mil ralos ou é mais?
 
Se os burocratas não "enxergam" COMO FUNCIONA a gestão financeira na escola, será que "enxergam" como isso funciona nas diretorias regionais de ensino? E nos departamentos que compram "obras"? E nos departamentos que compram "serviços pedagógicos"? E nos departamentos que compram materiais e equipamentos?

São 240 mil escolas, mais centenas de milhares de regionais, mais centenas de departamentos comprando obras, materiais, equipamentos, cursos ... 1 milhão de ralos? Rede de escolas ou rede de quê?

A única despesa na educação que é mais difícil de ser colocada numa rede de escoamento como essa é a despesa com salário de professor.

Se a pintura da quadra na escola da Isadora for só a ponta do iceberg, como parece ser, fica claro que existe verba suficiente para oferecer bons salários e atrair professores qualificados, mas o poder público talvez prefira usar a grana em coisas que podem ir para o ralo.

Destinar o dinheiro para bons salários ao professor ao invés das coisas raláveis?
Ah... mas aí não vai precisar "gastar" com qualificação dos professores.
Ah... mas aí não sobra dinheiro para comprar a tinta que está há dois anos parada na escola da Isadora.
Ah...


#educação #inovação #redessociais #economiacriativa #socialmedia #sociedade #valeriafarhat http://valeriafarhat.blogspot.com/ http://educacaoparafilosofia.blogspot.com.br/ http://objetividadeedesburocratizacao.blogspot.com.br/ http://filosofiaparaeducacao.blogspot.com.br/ http://cafelegumes.blogspot.com.br/ http://republicafederativadobrasil.blogspot.com.br/ http://www.legeducacional.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário