1ª temporada brasileira de democracia

Quem viu a conversa do Augusto de Franco e do Marcos Nobre no Entre Aspas de ontem?

Esses caras foram incríveis e deram um baile no infeliz discurso da abertura do programa (1:30): “junho que entrará na nossa história como uma temporada de fúria e descontentamento”. Que visão míope a da grande mídia.

Graças à clareza e precisão dos dois entrevistados, ficou evidente a cor e a beleza desse junho. Quando a entrevistadora perguntou qual a grande falha do sistema que fez com que as pessoas decidissem ir para a rua e decidissem protestar, eles falaram da vida humana democrática que todos vimos nas ruas.

“Democracia não é só votar. Essa que é a grande lição de todas essas revoltas de junho. Democracia é ser capaz de influenciar o sistema político numa determinada direção. Porque, veja, muitas das reivindicações eram reivindicações também orçamentárias, de quais são as prioridades do orçamento. [A multidão disse que]essas prioridades não são transparentes, essas prioridades não são discutidas publicamente, são prioridades que não são as nossas prioridades, nós queremos que as nossas prioridades sejam levadas em conta.Então, quando o Augusto diz que é contra o sistema, é contra o sistema mesmo, é um sistema político que se blindou contra a sociedade.” Marcos nobre(8:30).

Qualquer pessoa, qualquer, sabe, endente ou percebe que sistema político é algo maior que partido político. Quem não viu cartazes de manifestantes dizendo “É tanta coisa que não cabe aqui”? Mesmo quem não tem habilidade para explicar com palavras, sabe de algum modo que sistema político é uma estrutura de leis e regras que estabelecem o modo e o espaço de de atuação dos partidos, TODOS. Que visão míope da grande mídia ao insistir em responsabilizar partidos ou movimentos por isso ou aquilo.

“A grande maioria estava alheia a tudo isso.” Augusto (14:50) Essa pequenez em que se transformou a disputa partidária não nos representa, mas ainda falta cair a ficha tanto da mídia convencional quanto dos políticos tradicionais.

Felizmente, há lucidez e entendimento nas pessoas da multidão, “Apesar de Você”.


1ª temporada brasileira de democracia



A multidão foi dizer nas ruas que o sistema, tal como ele funciona hoje, ele não corresponde ao que pensamos da vida democrática, ele não nos representa. A multidão não é contra a democracia e nem sabe como vai ser a democracia que está nascendo, a multidão sabe o que não quer. A multidão não quer que a democracia funcione desse jeito. (14:40) Fúria e descontentamento é historinha.


Junho entrará na história do Brasil como a nossa 1ª temporada de democracia.

:) #vemprarua

#educação #inovação #redessociais #economiacriativa #socialmedia #sociedade #valeriafarhat http://valeriafarhat.blogspot.com/ http://educacaoparafilosofia.blogspot.com.br/ http://objetividadeedesburocratizacao.blogspot.com.br/ http://filosofiaparaeducacao.blogspot.com.br/ http://cafelegumes.blogspot.com.br/ http://republicafederativadobrasil.blogspot.com.br/ http://www.legeducacional.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário